Lugar Cativo

"A melhor defesa é o ataque" Hugo Meisl

Momentos na História VI: o nascer da Champions


João Martins em acção © sporting.pt
Posted by Hello

A 4 de Setembro de 1955 no Estádio Nacional, Sporting e Partizan Belgrado deram início a 50 anos da mais importante competição de clubes do futebol mundial. Foi nessa tarde de Verão que se iniciou a Taça dos Campeões Europeus, agora denominada Liga dos Campeões; projecto que teve como grande impulsionador a afirmação, proferida a 15 de Dezembro de 1954, do treinador da equipa inglesa do Wolverhampton Wandererers Stan Cullin, propagada e enfatizada largamente pelo periódico Daily Mail, de que a sua equipa era a melhor do mundo depois de ter batido o Spartak de Moscovo e o Kispest Honved, duas das mais respeitadas equipas da Europa à altura.

Havia no entanto quem não estivesse de acordo com a afirmação como era o caso do jornalista francês Gabriel Hanot que trabalhava para o L´Équipe. Num editorial desse jornal, Hanot escreveu:

"Antes de declararmos que o Wolverhampton é invencível, deixêmo-lo jogar em Moscovo e Budapeste. E há outros clubes reconhecidos internacionalmente: o AC Milan e o Real Madrid CF, só para citar dois. Um campeonato do mundo de clubes, ou pelo menos um europeu - mais alargado e prestigiante do que a Taça Mitropa e mais original do que uma competição para selecções nacionais - deveria ser lançado"

O desafiou de Hanot foi prontamente apoiado pelos seus colegas de jornal, que viam na competição uma oportunidade de aumentar as vendas. A ideia foi entregue à UEFA que, após alguns estudos e conversas com os dirigentes da FIFA, avançou com o projecto. No entanto, as primeiras decisões quanto aos jogos e equipas a participar já estavam tomadas, tendo sido esta a única vez que não foi realizado um sorteio para determinar os jogos. Foram convidadas 16 equipas que na opinião da redacção do L´Équipe seriam as mais prestigiadas de cada país à altura da competição.

O jogo inaugural da prova foi então disputado em solo português, cabendo ao sportinguista João Martins o tento inaugural da competição, apontado aos 14 minutos de jogo. Martins marcaria novamente nesse jogo aquele que seria o terceiro golo dos leões e o do empate final; isto já depois de Quim ter apontado o segundo golo leonino, e Milutinovic, por 2 vezes, e Bobek terem colocado os jugoslavos em vantagem. O Sporting seria eliminado no jogo da sua mão com uma derrota por 5-2 em Belgrado.

Lista das equipas participantes:

Real Madrid, Espanha (vencedor); Stade Reims, França (finalista vencido); AC Milan, Itália; Hibernian FC, Escócia; Djurgardens IF, Suécia; Vörös Lobogo*, Hungria; FK Partizan, Jugoslávia; SK Rapid Vienna, Aústria; Rot-Weiss Essen, Alemanha; Sporting CP, Portugal; RSC Anderlecht, Bélgica; Gwarda Warsaw, Polónia; AGF Aarhus, Dinamarca; PSV Eindhoven, Holanda; 1. FC Sarrebruck, Saarland**; e Servette FC, Suiça.

* Vörös Lobogo foi um nome utilizado durante 4 anos pelo MTK Budapeste.
** A Saarland era uma região independente que passou a fazer parte definitivamente da República Federal da Alemanha em 1957.

« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

8 Comentários:

Memórias!

Por Blogger Ivo C, at 11:21 da manhã  

Thank you!
[url=http://grsdrkok.com/gfbq/tbha.html]My homepage[/url] | [url=http://gviqfvqe.com/cwwj/jdfw.html]Cool site[/url]

Por Anonymous Anónimo, at 8:55 da manhã  

Well done!
My homepage | Please visit

Por Anonymous Anónimo, at 8:55 da manhã  

Great work!
http://grsdrkok.com/gfbq/tbha.html | http://zczkcfhe.com/gbqo/upch.html

Por Anonymous Anónimo, at 8:55 da manhã  

Thank you!
[url=http://utmnxbvb.com/dlcj/kfaq.html]My homepage[/url] | [url=http://agawwxdn.com/zkcl/iapy.html]Cool site[/url]

Por Anonymous Anónimo, at 5:55 da manhã  

Well done!
My homepage | Please visit

Por Anonymous Anónimo, at 5:55 da manhã  

Thank you!
http://utmnxbvb.com/dlcj/kfaq.html | http://tyggciee.com/zwhz/jsru.html

Por Anonymous Anónimo, at 5:55 da manhã  

NSU - 4ever, 5210 - rulez
mudila
mudila

Por Anonymous Anónimo, at 9:35 da tarde  

Comentar